terça-feira, 29 de outubro de 2024

BRASIL Arthur Lira anuncia apoio a Hugo Motta para a sucessão na presidência da Câmara.

Em um pronunciamento na manhã desta terça-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou apoio formal ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para sua sucessão no comando da Casa. 

As eleições para a Mesa Diretora da Câmara – e também do Senado Federal – estão marcadas para 1º de fevereiro de 2025.

Após as eleições municipais, a expectativa é que as articulações se intensifiquem em Brasília, sobretudo na Câmara.

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), com chances de ser candidato único inclusive.

Na Câmara, além de Hugo Motta, estão no páreo os deputados federais Elmar Nascimento (União Brasil-BA) e Antônio Britto (PSD-BA), que prometem se unir depois contra Hugo Motta.

O presidente da Câmara afirmou que “todos os deputados que se colocaram e se colocam nessa disputa possuem plena legitimidade para pretender a cadeira”. “Jamais caberia a mim, presidente da Casa, um entre iguais, cercear as legítimas pretensões de quem quer que seja”, disse Arthur em pronunciamento na área externa da residência oficial da presidência da Câmara, ao lado de Hugo e outros líderes partidários.

“No caso, e como todos sabem, Elmar Nascimento e Antonio Brito, mais que colegas de Parlamento, são verdadeiros amigos de vida. Com eles, mantive um diálogo aberto, franco e, sobretudo, leal”, prosseguiu o deputado. 

Segundo Arthur Lira, o nome de Hugo Motta é aquele que mais agrega entre os postulantes à presidência da Câmara.  “Sem convergência, não há governabilidade. E, sem governabilidade, sofrem o país e a população”, afirmou. 

Hugo Motta tem 35 anos e está no quarto mandato de deputado federal. É filho do prefeito de Patos (PB), Nabor Wanderley. Já foi filiado ao MDB entre 2005 e 2018, quando migrou para o Republicanos.

Quando estava no MDB, Hugo era um dos aliados de Eduardo Cunha, deputado cassado em 2016 e ex-presidente da Câmara dos Deputados. Atualmente, o parlamentar tem como trunfo a boa relação entre diferentes correntes ideológicas no Parlamento.

“Depois de muito conversar e de ouvir, estou convicto de que o candidato com maiores condições políticas de construir convergências no Parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, disse Arthur Lira. 

“Estou certo de que Hugo Motta, deputado experiente em seu quarto mandato, vai saber manter a marcha da Câmara dos Deputados seguindo essa mesma receita que tantos bons frutos deu ao Brasil: respeito ao plenário, cumprimento da palavra empenhada e a busca pela convergência.”

Nenhum comentário: