quarta-feira, 22 de março de 2023

Tombamento da Vila de Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus sairá do papel

Local onde se iniciou as primeiras encenações do Espetáculo da paixão de Cristo. Praça nos dias atuais.

A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) reabriu, na quinta-feira (16), o edital de tombamento da antiga Vila de Fazenda Nova, localizada no distrito de Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus. 

O local recebe todos os anos o espetáculo da Paixão de Cristo, que acontece no maior teatro ao ar livre do mundo.

O tombamento da Vila de Fazenda Nova estava travado desde 2021. O espaço de proteção compreende a área do núcleo urbano original e a fonte hidromineral existente. 

Segundo o estado, a antiga vila apresenta valor turístico, ambiental, histórico e cultural. Até que o processo seja concluído, o local ficará sob o regime de preservação dos bens tombados.

Alunos tendo aula de Educação Patrimonial com Mônica Mendonça 

Mônica Mendonça foi a autora da proposta de tombamento, e relatou ao blog com exclusividade: "Um sonho que desde 2012 corremos atrás. Nós conseguimos após uma luta muito grande. Uma vontade imensa de ver a nossa terra natal ser preservada, não ser descaracterizada, marcada por demolições irreversíveis e descaracterizações de fachadas tradicionais e espaços de memória. Comprometendo a preservação do nosso patrimônio histórico, artístico, cultural." Ela é atualmente gestora da Casa de Câmara e Cadeia. O projeto do perímetro foi assinado pelo arquiteto Luis  Carlos Mariano da Silva.


                       Blog manhã nordestina.

Nenhum comentário: