O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) obteve, no início de dezembro, a celebração de Termo de Compromisso Ambiental (TCA) por parte do prefeito de Brejo da Madre de Deus, Roberto Asfora. Através desse compromisso, o gestor municipal assegurou que vai implementar as medidas necessárias para induzir iniciativas de gerenciamento de resíduos sólidos.
As providências a serem adotadas pela Prefeitura estão previstas nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e constituem um desdobramento do acordo de não persecução penal firmado entre o município de Brejo da Madre de Deus e o MPPE em julho de 2021, no âmbito do projeto institucional Pernambuco Verde, Lixão Zero.
De acordo com o MPPE, a administração municipal se comprometeu a elaborar, aprovar, manter atualizado e operacionalizar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), adotando uma solução consorciada ou compartilhada na gestão dos materiais. O Plano é uma determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios exerçam essa gestão integrada dos resíduos e estabeleçam procedimentos operacionais e especificações determinadas para o serviço.
Ainda segundo o MPPE, o município também vai buscar a remediação dos passivos ambientais, com a recuperação da área degradada pelo funcionamento de um lixão e sua vizinhança; implementar o Conselho Municipal de Meio Ambiente; estabelecer um sistema de coleta seletiva e domiciliar, com estímulo à separação dos resíduos e organização dos catadores em cooperativas; e desenvolver ações educativas na área, promovendo a capacitação de servidores públicos quanto às ações práticas ligadas aos resíduos sólidos.
O MPPE também destacou que, para que o problema ambiental ocasionado pela incorreta destinação desses materiais não volte a se repetir, a gestão de Brejo da Madre de Deus ainda assumiu o compromisso de monitorar as áreas no entorno do lixão, a fim de evitar impedir o trânsito de pessoas e animais na área e impedir a destinação de resíduos ao equipamento. Todos os resíduos produzidos no município deverão ser encaminhados a aterros sanitários licenciados, até que um projeto de aterro sanitário ou outra solução compatível seja apresentada aos órgãos ambientais competentes.
O objetivo final do termo deve ser a desativação completa dos lixões em atividade no território de Brejo da Madre de Deus. A Promotoria fará o acompanhamento das medidas acordadas, sendo responsabilidade do prefeito enviar, a cada 60 dias, relatório demonstrando a evolução das tarefas estabelecidas.
Blog manhã nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário