O primeiro turno das Eleições de 2022 é no próximo domingo (2), e o dia é rodeado de regras para manter a ordem no dia de votação. O que o eleitor estiver vestindo, entretanto, não é regrado pelo Superior Tribunal Eleitoral. Ou seja, na hora de votar, a pessoa pode estar vestindo o que quiser.
Só não é permitido comparecer à seção eleitoral sem camisa ou com roupa de banho. Dessa forma, é permitido ir votar de bermuda, chinelo ou de regata. Roupas customizadas com cores, imagens e números de candidatos e partidos também são permitidas. Isso porque, de acordo com a lei eleitoral, ao chegar para votar, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa.
Só quem não pode usar roupas padronizadas fazendo alusão a um candidato ou partido são os mesários e fiscais que estiverem trabalhando na seção eleitoral. Este ano, por exemplo, o TSE proibiu que mesários usem a camisa da seleção brasileira durante o trabalho.
O eleitor, portanto, pode fazer o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com os símbolos ou números de candidatos. Só não pode gritar, fazer propaganda eleitoral sonora, distribuir santinhos ou coagir outros eleitores a votar em um determinado candidato.
A lei eleitoral proíbe toda e qualquer propaganda eleitoral do dia das eleições. Por isso também são proibidas manifestações em grupo a favor de um candidato, carros de som, passeatas e carreatas.
Lembre-se que, este ano, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h. É importante levar um documento oficial com foto e é proibido portar o celular quando estiver na urna. Os mesários poderão recolher o aparelho durante a votação.
Blog manhã nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário