O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu convite para a cerimônia de posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro nos Estados Unidos. A confirmação foi feita pela equipe de posse do presidente eleito, segundo o Wall Street Journal.
No entanto, a presença de Bolsonaro no evento ainda está dependente da autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), sobretudo do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a apreensão de seu passaporte, impedindo-o de deixar o Brasil.
A decisão sobre o convite e a possível participação de Bolsonaro ocorre em um contexto em que, tradicionalmente, presidentes eleitos dos Estados Unidos não convidam outros chefes de Estado para suas posses, embora Trump tenha quebrado essa tradição em seu último mandato, estendendo convites a alguns líderes internacionais.
Na lista de convidados para o evento, estão figuras como Benjamin Netanyahu (Israel), Javier Milei (Argentina), Santiago Peña (Paraguai), Nayib Bukele (El Salvador), Giorgia Meloni (Itália) e até Xi Jinping (China).
Por outro lado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi convidado para a posse de Trump, como já havia sido noticiado pelo Conexão Política. O Brasil deve enviar uma embaixadora como representante oficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário