segunda-feira, 12 de junho de 2023

Santa Cruz: “É um segundo natal”, apontam comerciantes de calçados sobre o período junino


 O São João é indiscutivelmente um dos eventos mais populares no Nordeste e com isso, também movimenta o contexto econômico em muitas localidades. Comidas de milho, acessórios e roupas costumam ser alguns dos itens que passam a ser mais buscados nesta época. Mas, existe um produto em específico que representa um aumento substancial na sua procura: os calçados.

Sandálias, sapatos, tênis e botas, principalmente as botas, estão no radar dos consumidores. Em alguns estabelecimentos a procura por calçados praticamente dobrou este ano, chegando a esgotar diversos modelos em poucos dias. A procura é justificável dado o contexto dos eventos que se espalham por diversas cidades.

O São João em si possui uma relação peculiar com o aumento na busca por calçados. A festa é tradicional por ocorrer sempre acompanhada de muita dança e em muitas ocasiões, pelo clima mais frio. Tais combinações representam um desgaste mais imediato desse tipo de produto e para acompanhar o máximo da temporada muitos consumidores acabam optando pela compra de não apenas um, mas dois, três ou mais pares de calçados.

O Blog Bruno Muniz conversou com alguns comerciantes do segmento que atuam em Santa Cruz do Capibaribe e mais da metade deles sustentam que este é de fato o melhor período este mercado juntamente com os finais de ano.

“Em relação ao período de Junho , realmente é uma época que aquece bem o nosso comércio, é um segundo natal, graças a Deus é uma época abençoada. Além do período junino, que tem festas o mês todo, também tem o dia dos namorados que aquece as vendas dessa época. Geralmente é um mês que vendemos o dobro dos meses que são considerados comuns”, detalhou Robélio Marques, proprietário da Pergamum Shoes.

Joyce Souza, da Joy Store, também reforça que o aumento nas vendas é bastante significativo.

“As vendas aumentaram na base de 20% esse ano, menos que o ano passado ano passado, creio que chegou a uns 35 % das vendas normais. Porém as vendas a cada semana estão aumentando mais um pouco, a cada semana mais”, destacou Joyce Souza, da Joy Store.

Junho é também a brecha que a moda espera para alavancar as suas tendências. Neste período, surgem sempre novidades que acabam se espalhando entre o público e toram-se preferência. E com usuários cada vez mais conectados, a tendência pode surgir dos pés de um artista até mesmo um vídeo viralizado em uma rede social.


Bruno Muniz

Nenhum comentário: