Convocada pelo presidente Lula, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, fez parte da comitiva nessa primeira agenda internacional na Argentina. Junto com ela, seguiram também no avião presidencial a ministra da saúde, Nísia Trindade, o ministro da fazenda, Fernando Haddad e Mauro Vieira, ministro das relações exteriores.
Nesta segunda (23) em Buenos Aires, Luciana Santos encontrou Daniel Filmus, ministro de CT&I da Argentina, onde firmaram convênio através de dois instrumentos que fortalecem a parceria entre os países latino-americanos: o Memorando sobre Cooperação em Ciência Oceânica e o Programa Binacional de Cooperação em Ciência.
Na terça (24), a ministra – junto aos membros da comitiva, participará da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Integrada por todos os 33 países da América Latina e Caribe, a CELAC foi criada em fevereiro de 2010 durante a Cúpula da Unidade, em Cancun.
A comunidade busca a promoção do diálogo político, além da cooperação regional em temas como a segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração. O Brasil retornou ao bloco regional em 2023, após três anos de distanciamento.
Blog manhã nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário