A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), decidiu, em conjunto com os municípios, aplicar uma quinta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais.
O novo esquema representa uma terceira dose de reforço para este público e o governo estima que cerca de 264 mil pessoas tomem o reforço da imunização. A definição partiu após o Estado contabilizar um aumento na escalada dos casos positivos da doença e devido o número de internações com pacientes maiores de 80 anos, segundo informou o Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação.
A aplicação será permitida a partir desta quarta (23) e será feita com o imunizante fabricado pela Pfizer, que já se encontra no Estado. Para serem vacinados, os idosos devem ter, pelo menos, quatro meses após terem sido imunizados com a quarta dose da vacina.
A medida tem intuito de proteger os grupos mais vulneráveis, que com o avançar da idade sofrem uma perda progressiva da imunidade. Pernambuco também já confirmou a circulação das subvariante da Ômicron, denominadas de BQ.1 e XBB.
O secretário de Saúde, André Longo, destacou que de 10 pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), 6 desles estão com as vacinas atrasadas.
Fonte: Blog da Polo
Nenhum comentário:
Postar um comentário