Na manhã de quarta-feira (21), moradores de Juruti, cidade do interior do Pará, compartilharam fotos e vídeos de uma “nuvem prateleira”, que cobriu os céus da região. De acordo com explicação disponível no Climatempo, o fenômeno pode significar, na maioria das vezes, a aproximação de uma tempestade.
Captura de tela de um vídeo amador que gravou a movimentação da nuvem prateleira sobre o céu de Juruti (PA). Imagem: Geovane Cabrini – Fenômeno Extremo
“O fenômeno é velho conhecido dos meteorologistas. Esse tipo de nuvem é, geralmente, curvo ou semicircular e possui várias ‘camadas’ na direção horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Ela já é uma nuvem de vento forte e que anuncia um temporal. A nuvem prateleira está dentro de um sistema que chamamos de frente de rajada”, explica a empresa brasileira especializada em serviços de meteorologia.
Nos registros feitos por moradores, as cores, o desenho formado no céu e a movimentação da nuvem levaram a comparações com uma onda.
Em razão do choque de massas de ar quente e frio, é comum que esse conjunto de micropartículas de água líquida ou de gelo venha acompanhado de forte ventania.
Blog manhã nordestina .
Nenhum comentário:
Postar um comentário