O Secretário de Saúde do Município de Brejo da Madre de Deus, Senhor José Edson de Sousa, vem através deste e-mail solicitar seu Direito de Resposta sobre a notícia
veiculada no Blog Manhã Nordestina (http://www.manhanordestina.com.br/), no dia 13/04/2017, às 11:57h, intitulada “Médico Cubano é acusado de abuso e assédio sexual em Brejo da Madre de Deus.PE”, nos seguintes termos: “Sobre a notícia veiculada neste Blog no dia 13/04/2017, às 11:57h, intitulada ‘Médico
Cubano é acusado de abuso e assédio sexual em Brejo da Madre de Deus.PE’, venho
inicialmente informar que em nenhum momento fui procurado por este Blog para me manifestar ou prestar quaisquer esclarecimentos sobre o fato. Então, cumpre esclarecer o papel e o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Brejo da Madre de Deus.
A Secretaria Municipal tomou conhecimento do ocorrido apenas de forma verbal e sem maiores esclarecimentos do que realmente aconteceu.
Prontamente, o médico foi chamado à sede da Secretaria para ser indagado sobre os fatos.
Também verbalmente o médico negou qualquer situação de abuso ou assédio sexual.
É importante dizer que em nenhum momento a possível vítima não formulou qualquer Representação por escrito junto à Secretaria de Saúde.
Também não recebemos nenhuma Representação da Polícia ou do Cremepe (Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco), o que impossibilita a Secretaria de Saúde instaurar, apurar e punir o funcionário público. Contudo, prontamente afastou o médico de suas atividades.
A partir de então, o Secretário de Saúde já determinou que fosse instaurado Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar a denúncia verbal da Agente de Saúde, onde a conclusão dos trabalhos irá servir de prova para o competente processo junto à Polícia ou ao Órgão de Classe do médico.
Diante das medidas tomadas, temos que a Secretaria de Saúde do Município de Brejo
da Madre de Deus tomou sim as medidas necessárias que o caso requer.
Contudo, não possui competência para outras medidas, cabendo à Polícia, ao Ministério Público e ao Órgão de Classe do médico a apuração para outras punições.”
Blog manhã nordestina