domingo, 5 de março de 2017

A fonte termal de Fazenda Nova - Brejo da Madre de Deus - PE; encontra-se seca.




Um dos pontos turísticos que por muitos anos trouxe turistas de outros estados e países para tomar banho em sua água clinicamente medicinal, infelizmente secou, na decada de 80 turistas vinham a Fazenda Nova usar da água por orientação médica, pois a mesma curava varios problemas de saúde como também a lama dos camcibões era considerada como um creme medicinal para curar doenças de pele.
Neste mesmo periodo a água foi enviada para analise e foi classificada como a 5º melhor água do Brasil por um dos melhores laboratorio de analizes de Minas Gerias.
Hoje a população de Fazenda Nova e região hoje encontra-se descoberta já que durante toda historia a fonte sempre foi o único local onde a população encontrava àgua gratuita para suas necessidades.
Conversamos com um funcionário e ele nos passou que a fonte começou a secar depois que alguns poços artesianos foram perfurados nas proximidades, ele ainda conta que três dias após a perfuração desses poços, pode perceber que não estava mais minando.
O administrador da fonte teve que contratar uma empresa para perfurar um poço artesiano dentro da área pertencente à fonte.
Hoje a população carente que se servia dessa água está sofrendo, pois precisa compra agua para seus gastos em casa.
Um morador de Fazenda Nova que não quis se identificar falou “Passamos por um grande período de seca em nossa região e muitos não consegue comprar água a minha família sempre pegou água nesta fonte e hoje não sabemos o que fazer? ou a quem recorrer?”.
Você sabia que para perfurar um poço artesiano é necessário se dirigir à CPRH para dar entrada na documentação necessária?.
Poços rasos
Para os poços a serem perfurados, cuja profundidade seja inferior a 20 (vinte) metros ou possuam vazão de até 5m3 /dia, de acordo com a finalidade do uso da água: Doméstico ou rural É necessário apenas o cadastramento.
Industrial ou comercial Deverão requerer a Licença de Instalação e o Termo de Outorga. Após a conclusão da perfuração do poço, o proprietário deve requerer a Licença de Operação.
Poços profundos
Os poços a serem construídos, cuja profundidade seja superior a 20 (vinte) metros ou possuam vazão acima de 5m3 /dia, deverão requerer a Licença de Instalação e, após a perfuração, a Licença de Operação. A expedição da LO está condicionada à instalação prévia do hidrômetro.
Obs.: Os poços com finalidade exclusiva de pesquisa estão isentos de outorga e licenciamento, independente de sua profundidade. No entanto, é exigido o seu cadastramento junto à CPRH.
Documentos necessários
Cadastramento Ficha para cadastramento de poços, conforme modelo fornecido pela CPRH.
Licença de Instalação (LI) Requerimento de licença, requerimento de Outorga de Uso da Água, formulário para Empreendimento com Utilização em Recursos Hídricos, planta de localização do empreendimento, Relatório Técnico detalhado, conforme modelo fornecido pela CPRH, Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA.
Licença de Operação (LO) Requerimento de licença, relatório conclusivo da obra de captação, análises físico-química e bacteriológica recentes, teste de produção do poço e instalação de hidrômetro na saída do poço.
Fotos e Reportagem da Nova FM





Blog manhã nordestina